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Dia Nacional da Saúde e da Nutrição (31 de março)
No dia 31 de março é comemorado o dia nacional da Saúde e da Nutrição e como já dizia Hipócrates na Grécia antiga “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, por isso esse dia deve ser lembrado principalmente pelos profissionais na saúde para que possamos sempre estar estimulando cada vez mais a alimentação saudável.

Tudo que o ser humano busca nos dias atuais é a qualidade de vida e o bem estar, fatores estes que estão diretamente relacionados a uma boa saúde e para termos uma boa saúde devemos praticar uma boa alimentação e atividades físicas.

Para alcançar uma alimentação saudável devemos seguir os quatro pilares ou leis da alimentação que são eles; Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação.

Lei da quantidade: consumir alimentos e nutrientes na quantidade adequada para suprir a necessidade do organismo, sem gerar excessos ou faltas.

Lei da qualidade: devem ser consumidos alimentos de qualidade, que forneça ao corpo nutrientes em quantidades adequadas a manutenção de todas as funções orgânicas, garantindo assim um aporte adequado de macronutrientes e micronutrientes ao organismo.

Lei da harmonia: manter o equilíbrio entre todos os nutrientes que consumimos, principalmente os macronutrientes, o que nós faz lembrar da pirâmide de alimentos que mostra uma boa distribuição de consumo de macronutrientes.

Lei da adequação: lembra que não somos todos iguais e que a alimentação deve ser adequada para cada indivíduo, levando em consideração as suas diferenças, como nível de atividade física, sexo, alergias e intolerâncias.

Além de praticar uma alimentação saudável devemos realizar atividade física para manter o nosso organismo saudável, ativo e realizar a prevenção de doenças como câncer de mama, diabetes, colesterolemias entre outros.

Para ter esses benefícios a saúde a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que deve ser praticado pelo menos 150 minutos de atividade física leve ou modera o que dá cerca de 20 minutos por dia ou 75 muitos de atividade física de maior intensidade que dá cerca de 10 minutos por dia.
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