Confira o nosso
Você + Fit
home > blog > Artigo: Ômega 3, poderoso combate à depressão!
Últimas postagens
Artigo: Ômega 3, poderoso combate à depressão!
A OMS (Organização Mundial da Saúde), identificou através de pesquisas que até 2030 a depressão pode se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, superando  inclusive os problemas do coração e o câncer.
Neste cenário, a doença será número um em custos custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos com tratamento e às perdas de produção.
Desde as condições genéticas até as ambientais, são inúmeras as causas da depressão. Sendo uma causa importante e que acomete parte da população, a deficiência de ingestão de alimentos ricos em ômega 3.
O ômega 3 é ácido graxo de cadeia longa encontrado em fontes animais e vegetais. Nos países desenvolvidos, seu consumo tem se comprovado como importante protetor contra as doenças cardiovasculares e neurológicas, como o Alzheimer, e psiquiátricas, como depressão. Estudos epidemiológicos têm mostrado evidências de que o consumo de ácidos graxos ômega 3, ou a ingestão dos mesmos na forma de suplementos, tem um papel importante na prevenção da depressão.
Estudos:
Estudos cruzados demonstraram uma associação inversa entre o risco de depressão importante e o consumo per capita de óleo de peixe, ou seja, quanto menor o consumo de alimentos ricos em ômega 3 maiores são os casos de depressão, o que evidencia ainda mais o diagnóstico. Novos estudos mostram-se satisfatórios e otimistas no tratamento da depressão e da ansiedade com ácidos graxos ômega 3, Pois cerca de 60% do cérebro é composto por gordura, sendo o ômega-3 a principal delas, e quando a quantidade de ômega-3 ingerido na dieta é insuficiente, outras gorduras passam a atuar na composição da massa encefálica, originando um desequilíbrio no metabolismo e saúde neuronal. Ou seja, as membranas dos neurônios tornam-se mais rígidas e isso implica em demora na transmissão sináptica, consequentemente, o raciocínio torna-se mais lento e confuso, prejudicando, principalmente, a memória.
Outro estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP revela que idosos com depressão dispõe de baixas concentrações de ômega 3 no organismo. A pouca quantidade desse ácido graxo nos participantes da pesquisa pode estar relacionada à falta de ingestão de alimentos ricos em ômega 3, ou à falta de preocupação com a suplementação do alimento.
Já, aumentar as quantidades dessa gordura na alimentação,  mostra-se capaz de atenuar os sintomas depressivos. Os peixes já têm o ômega 3 “pronto”, enquanto que, nos vegetais, ele tem de ser convertido no organismo da pessoa que o consome. Então, um bom suplemento de Óleo de Peixe, com ótimo equilíbrio entre EPA e DHA, pode oferecer resultados significativos e positivos ao seu bem estar.
INOVAÇÃO NUTRICIONAL / NUTRIÇAO FUNCIONAL / SAUDE E EMPRENDEDORISMO
Endereço
Av. Dom Antonio Barbosa, 1762 | Vl. N. Sra. das Graças
Campo Grande - MS
Telefone
Telefone de Contato: (67) 3201.1020
Endereço
Rua Luigi Galvani, 42 - Conj 45 | Brooklin
São Paulo - SP
Telefone
Telefone de Contato: (11) 5505.1143
NEWSLETTER
Mantenha-se informado! acompanhe
nosso conteúdo e promoções!