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Terceirização: O Poder da Marca Própria e o futuro do varejo

As vendas de Marca Própria estão aumentando a nível mundial, com taxas de 24% entre 2007 e 2012. Na verdade, o negócio ‘Marca Própria’ global está estimado em US$352b. Os consumidores europeus acreditam fortemente que as Marcas Próprias são de valor igual ou superior a marcas tradicionais, e como resultado, aumentaram seus gastos em 15% só no ano passado. Nos EUA, as Marcas Próprias têm aumentado a sua quota de 11,5% para 19,5% nos últimos 24 anos. De fato, alguns varejistas especializados têm penetração da Marca Própria de até 80%.

Marcas Próprias superando marcas tradicionais

As Marcas Próprias superaram as marcas tradicionais no crescimento desde 2010, com um aumento significativo em 2011. Como resultado, os fabricantes desenvolveram estratégias defensivas para combater a erosão causada pela crescente popularidade da Marca Própria.

Evolução da Marca Própria

A inovação está em como os varejistas aprenderam a alavancar as Marcas Próprias, como um meio de tanto diferenciar dos concorrentes e, mais importante, de forma significativa se envolver com os consumidores do núcleo. Os produtos de Marca Própria devem oferecer algo que fala do estilo de vida especial dos consumidores. Por exemplo, os consumidores que vem adotando um estilo de vida mais saudável estão procurando alimentos funcionais a fim de satisfazer as necessidades que vão desde melhorar a qualidade de vida, aumentar performance, promover maior longevidade e até melhora estética. Os varejistas que oferecem Produtos Funcionais Marca Própria com esses benefícios de valor agregado estão adicionando uma nova dimensão para a categoria que leva à lealdade do comprador.

Adesão à Marca Própria

Os consumidores estão mudando de preferência. Em média, os consumidores a economizam 22% em suas soluções de Marca Própria. No entanto, descobrimos que a escolha de Marcas Próprias tem tanto a ver com a preferência como com poupar dinheiro. Por exemplo, 88% dos consumidores norte-americanos hoje encontram Marcas Próprias tão bons quanto os de marcas tradicionais. Olhando para trás, em 2008, os consumidores estavam comprando Marcas Próprias para cortar custos. Em 2013, no entanto, 72% dos consumidores estavam comprando Marcas Próprias por simples preferência e não uma necessidade.

O Crescimento da Marca Própria é abastecido por varejistas que entendem que a criação e gestão de marcas é uma enorme responsabilidade. Colocar uma marca em um produto é muito mais do que apenas o preenchimento e pacotes de impressão. É um compromisso com seus consumidores. Os varejistas, lado a lado com os melhores fabricantes, podem criar produtos ‘best-in-class’ que respondam às expectativas e necessidades do consumidor. Os varejistas que desejam investir em seus programas de Marca Própria com recursos, espaço de prateleira, compromisso com a inovação e apoio de merchandising vão se diferenciar num mercado cada vez mais competitivo.

INOVAÇÃO NUTRICIONAL / NUTRIÇAO FUNCIONAL / SAUDE E EMPRENDEDORISMO