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Artigo: Whey Protein
  O que é o Whey Protein? É um conjunto de proteínas extraídas do soro do leite,  produto este que é gerado durante o processo de fabricação do queijo.  O Whey Protein é uma proteína de alto valor biológico, ou seja, ela é completa em tudo o que o corpo precisa para manter e desenvolver a massa muscular. É rica em aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso corpo não produz), em especial os de cadeia ramificada (os famosos BCAA´S). Qual a diferença entre os Whey Protein concentrado, hidrolisado e isolado? A diferença se dá devido ao processo de filtração que o soro do leite passa para se transformar em Whey Protein e determinar assim a concentração de proteínas neste produto.
  • Whey Protein Concentrado (WPC) pode apresentar de 35 -80% de proteínas, contém a maior concentração de gorduras e carboidratos comparados com o isolado e o hidrolisado.
  • Whey Protein Isolado (WPI) apresenta cerca de 90% de proteínas na sua composição o restante é de carboidratos e gorduras.
  • Whey Protein Hidrolizado (WPH) apresenta as proteínas quebradas em vários pedaços pequenos que chamamos de peptídeos, o processo de fabricação dele também quebra em pequenas partículas as gorduras e carboidrato (lactose) o que permite que algumas pessoas com intolerância a lactose consigam consumir esse produto.
O Whey Protein só serve para a ganho de massa muscular? Não, estudos recentes tem mostrado que a alta concentração de BCAA no Whey Protein tem ajudado a controlar e reduzir a gordura corporal, garantindo assim uma maior eficácia no processo de emagrecimento, além de ajudar a manter a massa muscular durante a perda de peso. Outro ingrediente que encontramos em alta proporção no Whey Protein é o cálcio que vem se mostrando um eficiente aliado na perda de peso, pois estudos tem mostrado tem mostrado uma relação inversa entre a ingestão de cálcio proveniente de leite e derivados e a gordura corporal, ou seja quanto mais cálcio consumir de origem do leite de vaca menor a porcentagem de gordura corporal do indivíduo. Referências: Valduga, E.; e colaboradores. Aplicação do soro de leite em pó na panificação. Alim. Nutr. Araraquara. Núm. 17. Núm. 4. p.393-400. 2006. Zemel, M. B.; e colaboradores. Calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during energy restriction in obese adults. Obes Res. Vol. 12. Núm. 4. p.583-590. 2004. Layman, D. K., Shiue, H., Sather, C., Erickson, D. J. & Baum, J. (2003) Increased dietary protein modifies glucose and insulin homeostasis in adult women during weight loss. J. Nutr. 133:405–410.  
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